INFORMAÇÕES GERAIS – SECRETARIA

Secretaria / Atendimento ao aluno

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 21h.
Aos Sábados das 08h às 12h.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (Período de Recesso )

De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 20h.
Aos Sábados das 08h às 12h.

 

ATIVIDADES DESEMPENHADAS

A secretaria da Faculdade Fortium é o departamento responsável, entre outros serviços, por: declarações, atestados, históricos e certidões referentes a qualquer situação acadêmica. Tais serviços devem ser solicitados com antecedência junto à Secretaria Acadêmica da Faculdade, por meio de requerimento próprio e mediante pagamento de taxa. A entrega da documentação obedecerá os seguintes prazos:

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (REMATRÍCULA)
A matrícula é renovada a cada semestre letivo, no período estabelecido no Calendário Acadêmico da Faculdade Fortium. Esse procedimento é importante, pois define a continuidade da permanência do aluno junto à Faculdade Fortium. A não renovação da matrícula representa abandono de curso. A renovação será efetivada com a confirmação da primeira mensalidade do semestre paga e o contrato assinado.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
O trancamento de matrícula é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e pode ser concedido por um prazo de 1 semestre . Esse procedimento é destinado a alunos que, por diferentes motivos, não possam dar continuidade a seus estudos na Faculdade, fazendo com que o aluno não perca o vínculo com a Instituição, bem como tenha o direito de retornar à Faculdade, ou renovar o seu trancamento posteriormente a cada semestre.
O trancamento de matrícula é realizado mediante requerimento do aluno interessado à Secretaria Acadêmica, onde deve ser especificado o motivo do trancamento e expectativa de retorno do aluno. O Requerimento somente poderá ser deferido para os alunos que estejam em dia com todas as suas obrigações junto a Faculdade. Não será concedido o trancamento de matrícula por disciplina.

IMPORTANTE: É necessário que o aluno, ao interromper seus estudos, formalize o trancamento da matrícula, para que haja assim o cancelamento do contrato e cesse a obrigatoriedade de pagamentos.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
O Cancelamento da matrícula poderá ocorrer a requerimento do aluno ou por iniciativa da FACULDADE FORTIUM quando de processo disciplinar com aplicação da pena de desligamento. O cancelamento resulta na quebra do vínculo entre o aluno e a Instituição e exige que o aluno se submeta a novo Processo Seletivo, caso deseje retomar seus estudos na Faculdade. É condição para o cancelamento a quitação das mensalidades até o mês vigente da solicitação e preenchimento de requerimento próprio entregue à Secretaria Acadêmica.

REABERTURA DE MATRÍCULA
O processo de reabertura de matrícula é destinado aos alunos que realizaram o trancamento. Para retornar ao curso, o aluno deve requer por escrito junto à Secretaria Acadêmica, obedecendo aos prazos estabelecidos para reabertura da matrícula. O acadêmico deve aguardar o resultado da análise curricular, verificando as dependências e adequações da grade em vigor na época.

MUDANÇA DE TURMA, TURNO OU CURSO
A solicitação de mudança de turma, turno ou curso pode ser realizada pelo aluno, por meio de requerimento junto à Secretaria Acadêmica, dentro dos prazos fixados no Calendário Acadêmico. O requerimento poderá ser deferido caso o aluno esteja em dia com todas as suas obrigações perante à Faculdade, bem como após parecer positivo da Secretaria ou Direção, que levará em consideração aspectos acadêmicos, número de vagas existentes e aceitação das justificativas (devidamente comprovadas) do aluno requerente.

TRANSFERÊNCIA
A transferência do aluno da Faculdade Fortium para outra Instituição de Ensino Superior deve ser solicitada por meio de requerimento junto à Secretaria Acadêmica. Para ter o requerimento deferido, o aluno deverá ter seu vínculo totalmente regularizado junto à Faculdade Fortium, ou seja, deverá estar regularmente matriculado no período letivo para o qual foi requerido à sua transferência de acordo com o artigo 49 da Lei nº. 9.394/96 do Ministério da Educação e Cultura. Essa exigência é aplicada também aos alunos que estejam com suas matrículas trancadas.

Matrícula

Este documento é o seu guia para todas as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na Faculdade Fortium. O Calendário Acadêmico, a Matriz Curricular, as informações sobre faltas, o Código de Comportamento do aluno e os Processos Acadêmicos são os balizadores das ações e dos procedimentos burocráticos e sociais do corpo discente da Faculdade Fortium.

O Manual Acadêmico contém informações padronizadas que facilitará o relacionamento e desempenho do aluno dentro da Instituição.
Lembre-se: É DEVER DO ALUNO CUMPRIR TODOS OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS NESTE MANUAL.
Assim sendo, recomendamos a leitura completa e acurada do Manual do Aluno antes do início de suas atividades na Faculdade. Dessa maneira, você estará preparado e bem informado acerca de todas suas possibilidades, evitando transtornos, bem como preservando sua concentração e dedicação a assimilar o conteúdo acadêmico das disciplinas do seu curso. 

 

Documentos necessários para matricula
Diploma de conclusão do Ensino Médio (2º grau) e Histórico Escolar – (original e fotocópia)
Carteira de Identidade – (original e fotocópia)
CPF – (original e fotocópia)
Título de eleitor – (original e fotocópia)
Comprovante de quitação eleitoral (poderá ser obtido no site: www.tre-df.gov.br)
02 fotografias 3×4 recente
Comprovante de residência (uma cópia de conta de água, luz ou telefone)
Certificado de alistamento militar ou reservista – (original e fotocópia)
Certidão de nascimento (original e fotocópia) e, no caso de casados, que tenham adotado o sobrenome do cônjuge, certidão de casamento – (original e fotocópia)

Rematrícula

Prezado Aluno,

Sua Instituição de Ensino está iniciando o processo de rematrícula 2020.1.

Não será mais necessário imprimir o contrato e entregá-lo na secretaria acadêmica, como era o processo anterior.

Agora bastará você dar o seu aceite na tela apropriada que registraremos com toda segurança os dados desta ação, que será o aceite eletrônico dos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

Sua rematrícula estará concretizada quando identificarmos o pagamento da primeira parcela do semestre, convalidando assim todo processo de contratação dos serviços.

Fique atento! Este processo eletrônico on-line ficará disponível somente até o dia 10 de janeiro de 2020.  Após este período, você deverá comparecer pessoalmente à secretaria da sua instituição para realizar sua rematrícula.

Passo a Passo para Rematricula Online 2020.1

Para realizar a rematrícula os passos necessários são:

1 – Usar os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome;

2 – Abrir o site da intuição e clicar no link Portal do Aluno ou Portal Acadêmico;

3 – Digitar seu CPF como login (a senha são os 3 primeiros dígitos do seu CPF);

4 – Escolha a opção que fica à esquerda no menu, Matricula Online, e clique no Link Rematrícula Online;

5 – Ao acessar o Link “Rematrícula Online” você irá visualizar a tela de atualização de dados cadastrais. Preencha os campos e confirme (os campos com * são obrigatórios).

6 – Verifique se você está matriculado nas disciplinas corretas para o próximo período. Se tiver dúvida sobre a matriz curricular, procure seu coordenador de curso.

7 – Realizar a confirmação da matricula.

8 – Com a matricula confirmada iremos gerar o seu boleto para pagamento da primeira parcela da mensalidade. Este boleto ficará disponível on-line em até 48 horas após a realização da rematrícula, pela plataforma financeira WebClasses de sua instituição (https://brasdados.webclasses.com.br).

Digite seu CPF no campo login e sua senha (que são os 3 primeiros dígitos do CPF).

SECRETARIA ACADÊMICA

ENADE

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.

Registro de Diploma

  RELAÇÃO DE DOCUMENTOS

 A solicitação da emissão ou registro do diploma deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno,  após a colação de grau.  O estudante deve preencher os formulários e anexar a documentação exigida, conforme relacionado abaixo. Qualquer dúvida entrar em contato no e-mail diploma@fortium.com.br .

Apresentar a seguinte documentação:

  • Requerimento da Faculdade Fortium devidamente preenchido;
  • Formulário Emissão/Registro de Diplomas, devidamente preenchido, até o campo 3.
  • Declaração de quitação com a justiça eleitoral – Google – TSE
  • Original e cópia legível dos documentos:

– Carteira de Identidade;

– Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino);

– Certidão de nascimento/casamento;

– Certificado ou Diploma do Ensino Médio e

– Histórico Escolar do Ensino Médio.

 

   Obs: É obrigatória a apresentação dos documentos originais para autenticação.